domingo, 9 de abril de 2017

HÁ 50 ANOS, O EXÉRCITO FEZ CHEGAR OS TRILHOS A BRASÍLIA

Brasília (DF) – Um dia para celebrar os feitos de heróicos pioneiros. Esse foi o clima da cerimônia que relembrou os 50 anos da chegada dos trilhos à Brasília, graças ao empenho de civis e militares do 2º Batalhão Ferroviário, sediado em Araguari (MG). No dia 14 de março de 1967, o Marechal Juarez Távora, então Ministro de Viação e Obras Públicas, fazia soar o apito da locomotiva LC-04 ao chegar à Estação Bernardo Sayão, no Núcleo Bandeirante, porta de entrada do Distrito Federal. Muitos dos homens que trabalharam na construção dos 469 km da Estrada de Ferro 050, que ligava Uberlândia (MG) à Capital do País, estiveram presentes na solenidade comemorativa, realizada na Rodoferroviária, em Brasília.
Dois desses pioneiros, o Sargento Assis e o Servidor João Schultz, recordaram o grandioso feito da Engenharia do nosso Exército, com olhares cheios de emoção. "Foi uma missão dura, muito difícil. Por vezes, trabalhávamos com lama pela cintura, para colocar os dormentes e os trilhos. Mas é emocionante retornar, 50 anos depois, e comemorar tudo o que foi feito", declarou o Senhor Schultz, 81 anos, que atuou na terraplanagem. "Devo tudo ao Exército e é uma honra reencontrar velhos companheiros nesse momento. Tínhamos uma equipe de trabalho muito boa e competente, que soube vencer as dificuldades para concluir essa missão", destacou o Sgt Assis, 70 anos, mecânico, que ainda trabalha em prol do tradicional "Batalhão Mauá".
O Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, que presidiu a solenidade, saudou os pioneiros pelo feito histórico. "Sem dúvida, a construção dessa estrada de ferro, sem os recursos que temos atualmente, foi um grande feito da nossa Engenharia. O Sistema de Engenharia está preparado para construir ferrovias. Fizemos ontem, fazemos hoje, faremos sempre", ressaltou o Chefe do DEC, durante o evento, que também contou com a presença de oficiais-generais que integraram o Alto-Comando do Exército.

Fotos: Sd Rafael
Fonte: Agência Verde-Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário