quarta-feira, 14 de setembro de 2016

NOTÍCIAS DA CAERN

QUALIDADE
Caern divulga resultado de qualidade da água em Natal 
com mais de 2 mil amostras em quatro meses



Ellen Rodrigues - ACS Caern

Entre maio e agosto deste ano, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizou mais de duas mil coletas sobre a qualidade da água em todas as regiões da capital potiguar, ou seja, uma média de 554 coletas/mês. Esse monitoramento constante é necessário e determinado pela portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde.

As análises contemplam parâmetros como: cloro residual livre, turbidez, cor, coliformes totais e nitrogênio nitrato. Vale ressaltar que todas as coletas são feitas na entrada do imóvel, ou seja, direto na rede que é distribuída pela Caern. “Ao adentrar no imóvel, a água a ser consumida passa a ser responsabilidade do proprietário, que deve manter seus reservatórios limpos”, explica a Gerente de Qualidade de Água da Caern, Patrícia Chagas.

Vale ressaltar que nem toda a água consumida na capital é distribuída pelo sistema público da Caern. Existem sistemas privados (individuais e coletivos) que funcionam por meio de poços tubulares, como é o caso de hotéis, pousadas, motéis, condomínios horizontais e verticais, clínicas, hospitais e escolas, que não são operados pela Caern, embora devam obedecer a mesma portaria.

RESULTADOS

Somente na zona Norte de Natal foram feitas 651 análises entre os meses de maio a agosto deste ano, na rede de distribuição da Caern. Destas, apenas 33 indicaram a presença de cloro residual fora do padrão indicado pela portaria, o que corresponde a 5% do total analisado. “O fato do cloro residual livre não estar presente em algumas amostras, não significa, a princípio, que o cloro não foi adicionado, mas que este foi consumido após o processo normal de desinfecção, seja por manobras operacionais, paradas nos sistemas ou ainda interrupção do fornecimento de energia, situações técnicas esperadas no dia a dia operacional”, explica o biólogo e chefe do laboratório central da Caern, Ederson Nunes.

Ainda sobre os resultados da zona Norte, apenas duas coletas demonstraram turbidez fora do padrão, 26 com a cor fora do padrão e 10 com nitrato fora do padrão, o que correspondem a menos de 1% do total de amostras. E 99,4% das amostras comprovaram a ausência de coliformes na água. “A Caern realiza mais coletas do que a portaria determina. Conforme a população abastecida da região, seriam necessárias 548 análises no período, ou seja, fazemos quase 20% a mais do que é exigido. Temos todo o interesse em garantir a qualidade da água que distribuímos”, explica Nunes.

Nas zonas Sul, Leste e Oeste foram realizadas de maio a agosto, 1.511 análises. Conforme os resultados, 46 desta deram presença de cloro fora do padrão, o que corresponde a 3% das amostras. Ainda deste total, 12 apresentaram turbidez foram da margem (0,79%), 42 cor fora do padrão, 3 com presença de coliformes, e 15 com presença de nitrato (1%).

A portaria do Ministério da Saúde determina que do total de amostras, 95% estejam dentro dos padrões de índices de coliformes, enquanto as amostras da Caern chegaram a mais de 98% de conformidade.

NOTIFICAÇÕES

A Companhia possui um laboratório próprio, atendendo às metodologias aprovadas e recomendadas pela portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Todas as notificações e reclamações, sejam órgãos competentes ou consumidores, são observadas pela Caern, com acompanhamento por equipes técnicas que vistoriam o local e realizam coleta e análise com emissão de laudo, realizando a correção caso seja necessário, além de um retorno ao reclamante.

“Os resultados demonstram que a Caern está distribuindo água dentro dos padrões indicados e exigidos pela legislação específica. Ressaltamos que os reservatórios dos imóveis são de responsabilidade do proprietário ou morador. Não adianta a Companhia manter todo o controle de cor, turbidez, cloro e coliformes se as caixas d`água e cisternas, por exemplo, não forem lavadas periodicamente”, complementa a gerente de Qualidade da Água, Patrícia Chagas.

É importante que toda as pesquisas sobre qualidade da água, divulgadas para a população, indiquem se o sistema é particular ou operado pela Caern, além de seus quantitativos, locais e pontos de coleta respectivos. Todos os dados de qualidade de água são atualizados e disponibilizados todos os meses nas faturas para acompanhamento do consumidor e em atendimento ao Decreto nº 5.440/2005.

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