quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

NOTÍCIAS DA CAERN

SANEAMENTO
Obras de esgotamento sanitário estão avançando nas zonas Norte e Sul do Natal

Lígia Cortez - ACS-Caern

Após implantar mais de 500 quilômetros de tubulação para coleta de esgotos na cidade e encerrado o recesso de final de ano das construtoras, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou os trabalhos nesta segunda-feira (02), nas Zonas Norte e Sul da capital.  Nesta semana as escavações para colocar os tubos estão acontecendo na zona Oeste, bairro Nova Cidade, na comunidade do Mereto (próximo à avenida 06); na Zona Sul, à avenida Senador Salgado Filho entre a Antônio Basílio (próximo a Faculdade de Odontologia) e a Nascimento de Castro; outra frente de trabalho está na Rua dos Tororós, entre a Nascimento de Castro e a Antônio Basílio e ainda no conjunto Mirassol, próximo ao colégio CEI.

O Plano para tornar Natal a primeira capital do país totalmente saneada prevê a implantação de aproximadamente 900 Km de tubulação em diversos bairros da cidade. As obras foram iniciadas em maio de 2015 e a previsão é concluir até 2018. Quando os trabalhos foram iniciados, o índice de cobertura com esgotamento sanitário na capital era de 36% e atualmente conta com 55%. A Estação de Tratamento de Esgotos Guarapes está sendo construída e a Jaguaribe, que vai receber os dejetos da Zona Norte, está prevista para iniciar no próximo mês (fevereiro). As ligações dos imóveis só podem ser feitas quando a Caern comunicar formalmente a cada cliente, a conclusão das Estações de Tratamento de Esgotos.

CALÇADA

O coordenador do Grupo de Acompanhamento de Obras de Natal (GAO), engenheiro da Caern Paulo Eduardo Vieira Cunha informou que as obras da Salgado Filho, excepcionalmente, estão sendo realizadas pela calçada para não dificultar o tráfego de veículos. “Isso só é possível porque o piso é uniforme e de fácil recomposição”, afirmou o coordenador. Além disso, as escavações têm 60 centímetros de profundidade diferente das vias que normalmente têm 90 centímetros de profundidade para proteger a tubulação do peso dos veículos. As construtoras que executam esses serviços são: HL, 2 A e CCC.

Na Zona Norte, as obras estão sendo executadas na travessa Japira, na rua Oficina do Açu e rua 17 de Março, na avenida dos Imigrantes e na 6ª Travessa Almirante de Souza. A construtora Ecocil retornou às atividades nesta segunda feira enquanto a construtora A. Gaspar vai voltar com os trabalhadores na segunda-feira (09). De acordo com Paulo, na Zona Norte foram implantados 360 Km de tubulação, o equivalente a 60% do total implantado.

O tempo estimado para conclusão dessas obras varia de acordo com o tamanho da área escavada, a profundidade, se for asfalto é mais demorado para abrir, entre outras condições previstas pelos técnicos e fiscais da companhia. Alguns locais podem ficar prontos até quinta-feira (5) enquanto outros podem ultrapassar o dia 20 de janeiro. A Caern mantém uma equipe de mobilizadores sociais que visitam os imóveis e explicam o trabalho a ser realizado em cada rua onde são realizadas escavações, ressaltando a importância da obra para a saúde pública. No site www.caern.com.br é possível verificar mais informações da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário