sábado, 13 de maio de 2017

A ONIPRESENÇA (SÉRIE OS ATRIBUTOS DE DEUS)

Por Markus DaSilva, Th.D.
Nada pode ocorrer sem que Deus esteja presente. Pense no domínio de Deus como um círculo, e imagine que todo o universo, tudo o que existe, está dentro desse círculo. Todos os eventos, sejam eles bons ou maus no nosso entendimento, só podem ocorrer se estiverem dentro do círculo da criação divina. Para que algo sucedesse sem a Sua presença, esse algo precisaria ocorrer fora do domínio de Deus; teria que ter uma outra fonte para a sua existência que não fosse Deus, o que é uma impossibilidade uma vez que Deus é a origem de tudo o que existe; o único ser autoexistente. Essa verdade é conhecida na teologia e na filosofia como Deus sendo a “causa primeira” (Ne 9:6; Is 45:7; Ap 4:11).
Quando falamos que Deus está presente em tudo o que ocorre, não podemos restringi-lo a nenhum ponto na linha temporal. A presença de Deus não está limitada apenas a eventos presentes, mas também àquilo que ocorreu no passado e que ocorrerá no futuro (Sl 90:2; Ap 1:8). Os seres humanos apenas podem se encontrar em um ponto no espaço e tempo porque, como seres lineares, não possuem acesso e não podem influenciar diretamente aquilo que já ocorreu ou aquilo que ainda ocorrerá. Esse, porém, não é o caso de Deus que é o criador do próprio tempo (Jo 1:3; Jd 25). Para Ele eventos que ocorreram mil anos atrás ou que ocorrerão mil anos no futuro, são apenas eventos existentes dentro do seu domínio.
.
"Mesmo durante os momentos mais tenebrosos, o nosso amado Pai está ali do nosso lado, acompanhando cada detalhe e assegurando que sairemos bem no final."
.
Tudo isso pode ser muito interessante, mas em que nos pode ajudar? Em muito. Primeiramente aprendemos da perfeição e do amor divino. Vemos que nada ocorre na nossa vida de uma forma acidental ou aleatória. Muito pelo contrário, compreendemos que Deus se encontra presente e é testemunha ocular de absolutamente tudo o que fazemos, podendo ou não intervir nos eventos, de acordo com os bons planos estabelecidos para os seus escolhidos (Ro 8:28, Jr 29:11).
A onipresença de Deus também nos ensina que não há limite naquilo que o Senhor pode fazer pelos seus filhos. Uma vez que Deus tem acesso ao nosso passado, presente e futuro, Ele pode interferir, influenciando e alterando o que for necessário para atingir o objetivo que lhe agrada (Gn 50:20).
Queridos, quando mantemos um relacionamento íntimo com Deus, obedecendo-o em tudo, amando-o de todo o coração, procurando-o continuamente, tendo-o como o mais valioso de tudo aquilo que temos, então a Sua contínua presença na nossa vida é a garantia de que nada de mau jamais nos ocorrerá (Sl 23:4). Vemos que nunca estamos sós, que mesmo durante os momentos mais tenebrosos, o nosso amado Pai está ali do nosso lado, acompanhando cada detalhe e assegurando que sairemos bem no final (Is 41:10). Confie em Deus, se entregue de uma vez por todas aos cuidados do Senhor onipresente que na sua infinita bondade nos deu Jesus, um com o Pai, e nosso amado salvador. Espero te ver no céu. —Markus DaSilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário