MOTOCICLETA: CABOS, FREIOS, LUZES E PARTE ELÉTRICAS E FILTROS DE ÓLEO E DA AR 2º PARTE)
Cabos
1) Lubrificar os cabos, colocando óleo em seu interior. Com o tempo, os cabos acumulam sujeira dentro da capa, dificultando a movimentação interna. 2) Verificar se os cabos não estão dobrados ou fazendo curvas desnecessárias, pois, com o tempo, os cabos desfiam e endurecem, acabando por se partir.
Freios
2) Empurrar a moto desligada e acionar um dos freios suavemente a moto deve parar de imediato. Tão logo o freio seja solto, não deve ficar agarrando. Repetir o procedimento com outro freio. 2) Verificar folgas dos freios traseiros. 3) Regular e lubrificar o sistema de freios.
Verificar semanalmente o nível do fluido se o freio for hidráulico. Observação: Se o fluido estiver abaixo do mínimo estipulado, pode ser vazamento ou desgaste execessivo da pastilha.
Luzes e Parte Elétrica
3) 1) Verificar se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel estão funcionando. Observação: Qualquer problema em um desses equipamentos é considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a penalidades.
Filtros de óleo e de ar
4) 1) Limpar ou substituir o filtro de óleo de acordo com a recomendação do fabricante. 2) Limpar o filtro de ar a cada 3000 KM. A limpeza é feita com gasolina que, depois, deve ser retirada com água ensaboada - é preciso deixar o filtro secar. Isto evita o desgaste prematuro dos anéis e cilindros do motor. Observação: O motor que anda com sujeira tem seu rendimento diminuindo, consumindo mais combustível.
Na próxima semana Inspeção diária na motocicleta 3º Parte)
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