quarta-feira, 1 de novembro de 2017

PRODUÇÃO INDUSTRIAL REGISTRA MELHOR SETEMBRO EM QUATRO ANOS

ECONOMIA E EMPREGO

Indústria nacional

Com resultado, atividade industrial nos últimos 12 meses fica positiva pela pela primeira vez em 39 meses
Publicado01/11/2017 11h20Última modificação01/11/2017 11h43
Após dois anos da mais dura recessão enfrentada pelo Brasil, os indicadores econômicos continuam a traçar um horizonte mais positivo para a economia brasileira. Dados divulgados, nesta quarta-feira (1), pelo Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a indústria nacional caminha para um cenário de retomada. 
Em setembro, a atividade da indústria nacional avançou 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o melhor desempenho para o mês nessa base de comparação desde 2013.
Com esse resultado, a produção industrial brasileira atingiu 0,4% no acumulado em 12 meses, depois de 39 meses de resultados negativos nessa mesma base de comparação.
Isso significa que a indústria está produzindo mais diante do crescimento da atividade econômica e da demanda dos consumidores brasileiros, que passaram a ter maior poder de compra com a queda dos juros e da inflação.
Destaques
Ao decompor os números de setembro, é possível observar que a recuperação está disseminada na indústria nacional como um todo. Em relação a setembro do ano passado, houve crescimento em todas as categorias industriais, assim como 18 dos 26 segmentos da indústria.
Em relação às grandes categorias econômicas, houve alta na produção de bens de consumo duráveis (+16,2%), bens de capital (+5,7%), bens intermediários (+1,9%), e bens de consumo semi e não duráveis (+0,1%)
Entre os segmentos industriais, os principais avanços foram registrados nos setores automotivo (+20,9%), equipamentos de informática e ópticos (16,9%), móveis (+11%), derivados do petróleo (+3,9%) e produtos alimentícios (+3,6%).
Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário