sexta-feira, 26 de agosto de 2016

NOTÍCIAS DA CAERN

ÁGUA
Caern muda abastecimento em área
de Mossoró por tempo determinado



Redação ACS – Caern


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) intensificou na manhã desta sexta-feira (26) o abastecimento para os bairros Abolição III e IV. No início da noite desta sexta, o abastecimento para as Abolições III e IV será interrompido e o produto distribuído no Setor Industrial, Gurilândia e imediações do prolongamento da Rio Branco nas proximidades do poço 14 que está passando por conserto. No domingo (28), o abastecimento seguirá o mesmo procedimento até que o poço 14 seja colocado em funcionamento. A previsão para finalização do conserto é na segunda (29) quando será restabelecido o abastecimento pelo poço 14.


ROTEIRO

Governador visita obras de
esgotamento sanitário executadas em Natal


Redação ACS – Caern
 

O governador Robinson Faria está cumprindo na manhã desta sexta-feira (26) um roteiro de visitas às obras de esgotamento sanitário que estão sendo executadas nas Zonas Sul e Norte de Natal. Ele segue acompanhado do presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano, diretores, assessores e técnicos da empresa.

O roteiro começou na Zona Norte, com visita ao canteiro de obras da Avenida das Seringueiras, próximo à Avenida Pedro Álvares Cabral, no Parque dos Coqueiros. Na Zona Sul, o trecho visitado fica na Rua São José, entre as ruas Rodolfo Garcia e Paulo Pinto.

O Governo do Estado realiza atualmente a maior obra de esgotamento sanitário que o Rio Grande do Norte já recebeu. Em Natal, ao final da execução do projeto, a cidade estará totalmente atendida no serviço, sendo uma das primeiras capitais brasileiras a apresentar essa condição.

O esgotamento sanitário é um dos quatro pilares do saneamento (além de abastecimento de água, drenagem e manejo de resíduos sólidos), sendo um sistema composto pela coleta, tratamento e destinação final de esgotos para uma estação de tratamento.

A população pode acompanhar o andamento da obra, sabendo onde a Caern está atuando nas frentes de trabalho. Mensalmente, o Grupo de Acompanhamento de Obras (GAO) da Caern, junto com as construtoras contratadas e representantes da Prefeitura do Natal, define em quais ruas estarão atuando as frentes de trabalho, em todas as regiões administrativas da capital.

No presente período, receberão as obras na Zona Norte os bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Lagoa Azul, conjunto Pajuçara e Redinha. No lote da Zona Sul (que inclui também as Zonas Leste e Oeste), serão contemplados os bairros de Ponta Negra, Capim Macio, Mirassol, San Vale, Nova Cidade, Candelária, Lagoa Nova e Potilândia.

Os trechos e ruas podem ser conferidos detalhadamente no site da Caern, no link do cronograma de obras.

A população também conta com outra ferramenta de informação e contato, por maio de uma fan page no Facebook, sendo possível manter-se atualizado sobre o andamento do serviço. A página é denominada Natal Saneada, é só clicar aqui e curtir para receber as publicações futuras.


 


AGUA
Caern trabalha para restabelecer abastecimento da Adutora Médio Oeste

Redação ACS – Caern

Equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está concentrando ações na captação da adutora Médio Oeste para restabelecer o abastecimento suspenso na manhã desta sexta-feira (26). Responsável por abastecer as cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, a Médio Oeste capta água em uma área na barragem Armando Ribeiro que vem apresentando redução no volume de água.

A área está localizada entre os municípios de Triunfo Potiguar e Jucurutu, é de difícil acesso e até o deslocamento de máquinas até o local fica impossibilitado por ser uma região muito irregular com muitas pedras e passagem restrita. A Barragem Armando Ribeiro atingiu o nível mais baixo da história neste mês de agosto. Além da falta de chuvas, a forte evaporação reduz drasticamente o volume de água no local. Como o trabalho na captação só pode ser feito, no primeiro momento, de forma manual pelos empregados, a Caern ainda não tem previsão se será possível retornar o abastecimento e qual a previsão.
SANEAMENTO
Obras de esgotos na Zona Norte de Natal interditam Av. João Medeiros Filho a partir da terça (30)

Lígia Cortez – ACS Caern

Com o avanço nas obras de esgotamento sanitário de Natal, que vai tornar a primeira capital no país 100 por cento saneada, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai interditar uma faixa da avenida João Medeiros Filho por um período de 20 dias, a partir da manhã da próxima terça-feira (30), no sentido viaduto-Redinha, em frente ao Complexo da UERN. Enquanto o trecho estiver em obras, os veículos transitarão pelo outro lado da via que será transformado em mão dupla, de acordo com orientações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

O gestor do Grupo de Acompanhamento de Obras da Caern, Paulo Vieira Cunha explicou que a interrupção é necessária por causa da profundidade das escavações, que obedecem a inclinação do solo e atingem uma média de quatro metros de profundidade. Por essa vala vai passar uma rede coletora de esgotos medindo 150 milímetros de diâmetro que será interligada a outras tubulações que trarão os dejetos dos imóveis em diversos setores da Zona Norte.

Atualmente a Caern está executando obras nos seguintes bairros: Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Lagoa Azul, conjunto Pajuçara e Redinha, na Zona Norte. Na Zona Sul, incluindo as Zonas Leste e Oeste, estão sendo beneficiados os bairros ponta Negra, Capim Macio, Mirassol, San Vale, Nova Cidade, Candelária, e Lagoa Nova e Potilândia.

A Caern recomenda aos usuários que não façam qualquer ligação de esgotos nas tubulações antes de receber aviso escrito da companhia, informando que o serviço foi concluído. Se algum usuário resolver ligar por conta própria, é considerado crime ambiental e está sujeito as penalidades previstas na Lei do Saneamento. A implantação de tubos é a primeira etapa do serviço. Ainda faltam as estações elevatórias e de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário