29/07/2016 11h05
- Atualizado em
29/07/2016
Avião da Varig é restaurado e aberto para visitação em Porto Alegre /RS
Aeronave DC-3 recebe visitantes aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
Exposição Varig Experience está no Boulevard Laçador até o fim de agosto.
O avião pertence ao antigo Museu da Varig, que funcionou até 2005 (Foto: Roberto Furtado/Divulgação)
Porto Alegre tem uma nova atração para os amantes da aviação e para os
saudosistas da extinta Viação Aérea Rio-Grandese, a Varig. A companhia,
fundada em 1927, decretou falência em 2007, quando deixou de operar.
Agora, uma aeronave DC-3 pode ser visitada pelo público na exposição
"Varig Experience".
Veja galeria de fotos da aeronave restaurada
O DC-3 PP-ANU, também chamado de "Douglinhas" pelos pilotos, fez parte
da frota da companhia até 1971. A aeronave está exposta no Boulevard
Laçador (Avenida dos Estados, 111). No local, recepcionistas vestidos
com uniformes de comissários de bordo orientam os visitantes.
Cabine de comando e interior do avião podem ser
visitados (Foto: Roberto Furtado/Divulgação)
visitados (Foto: Roberto Furtado/Divulgação)
O modelo do avião, que estava deteriorado em frente ao antigo Museu da
Varig, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, foi totalmente
restaurado. O trabalho teve participação de antigos colaboradores da
equipe de mecânica e de manutenção da Varig.
A visitação é gratuita e ocorre aos sábados e domingos, de 30 de julho
até 28 de agosto, das 12h às 18h. É possível visitar também o interior
da aeronave que tinha lotação máxima de 32 passageiros. A cabine de
comando também pode ser conhecida.
Serviço:
O que: Varig Experience – Exposição do avião DC-3;
Onde: Boulevard Laçador – Avenida dos Estados, 111 – Porto Alegre;
Horário: sábados e domingos, de 30 de julho até 28 de agosto, das 12h às 18h;
Valor: grátis.
Sobre a aeronave DC-3 PP-ANU
O PP-ANU é tido como um dos primeiros DC-3 fabricados no mundo. O
Douglas DC-3 é um avião bimotor para uso civil que marcou uma nova era
na aviação e se tornou o símbolo de tudo o que era moderno. Poucos
aviões tiveram tanto impacto no mundo. Revolucionou o transporte de
passageiros nas décadas de 1930 e 1940, popularizando os voos domésticos
nos Estados Unidos.
Após a Segunda Guerra Mundial, mais de 90% do tráfego aéreo era feito
com este modelo de aeronave. Utilizava dois motores Pratt & Whitney
de 14 cilindros, do tipo radial e refrigerado, desenvolvendo em média
270 km/h em voo de cruzeiro e 9 horas de autonomia. A lotação máxima era
de 32 passageiros e a cabine de comando era formada por dois pilotos e
um rádiotelegrafista, que opera estação de radiocomunicações.
Fonte: G1 RS
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