Duas crianças e uma adolescente estão entre as vítimas em queda de avião
Thamiris Geraldini - Redação Bonde
- 01/08/2016
Duas
crianças e uma adolescente estavam dentro do avião que caiu na noite do
último domingo (31) entre Londrina e Cambé. Maria Cândida Castro Viana
Pereira, de 15 anos, Maria Clara Castro Viana Pereira, de 7, e Miguel
Viana Barion, de 9, seriam filhas e neto de Mauri Viana, que foi
candidato a senador no Paraná em 2014 e presidente da Federação Nacional
dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop).
Além delas, a ex-esposa do político, Marilene Ribeiro dos
Santos, o irmão e a cunhada dela, identificados como Cleuniza Madreolo e
Joceli Ribeiro dos Santos, bem como o piloto Antônio Viçoti e o
co-piloto Henrique Cardoso, morreram no acidente.
Os passageiros tinham decolado de Cuiabá, no Mato Grosso, e
seguiam para Londrina quando uma pane no motor teria provocado a queda. O
avião explodiu ao se chocar contra o barracão de uma transportadora,
provocando um incêndio de grandes proporções. De acordo com o Corpo de
Bombeiros, foram necessários cinco mil litros de água para conter as
chamas.
A família retornava de uma festa de casamento e se dividiu em
duas aeronaves. Um deles, em que estavam Viana, a esposa, a filha e o
genro, seguiu com destino a Caldas Novas, em Goiás. O outro veio para
Londrina.
Investigação
De acordo com informações do superintendente da Federação
Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil
(Fenatracoop), Rafael Miguel, o modelo Navajo prefixo PT-EFQ havia
passado por uma manutenção há apenas cinco dias em uma oficina em São
José do Rio Preto (SP).
O piloto, Antônio Viçoti, trabalhava na entidade há 8 anos e
tinha bastante experiência. Ele teria acionado a torre de contato
relatando problemas na aeronave e solicitando pouso de emergência.
Os investigadores do Serviço Regional de Investigação e
Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) saíram de Canoas (RS) com
destino a Londrina às 5h40. A previsão é de que cheguem a cidade por
volta das 11h, onde devem iniciar as investigações referentes ao
acidente.
Segundo o Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro,
não há informações sobre o local onde a aeronave teria sido reformada.
No entanto, embora o diário de bordo provavelmente tenha se danificado, é
possível recuperar o histórico de manutenção por cópias e relatórios
que ficam arquivados nas oficinas. (Colaborou o repórter Vitor Ogawa)
Fonte: BondeNews
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