sexta-feira, 16 de setembro de 2016

NOTÍCIAS DA CAERN

NESTA EDIÇÃO

- Abastecimento melhora em cidades 100% medidas por hidrômetros
- Caern realiza ação de divulgação das obras de esgotamento sanitário em Natal
MEDIDOR
Abastecimento melhora em cidades 100% medidas por hidrômetros

Redação - ACS Caern

As cidades de Areia Branca e Upanema estão com 100% das ligações de água feitas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) medidas por por hidrômetrosNa próxima semana, os moradores de Baraúna vão receber a visita de empresa terceirizada pela Caern para a instalação dos medidores. Em dezembro, a cidade que irá receber a hidrometração é Tibau. O trabalho de instalação de equipamentos garante resultado imediato: o de melhoria do abastecimento. Isto porque o desperdício diminui e a água distribuída é suficiente para atender a todos.

As cidades de Areia Branca e Upanema chegaram ao que se chama a 100% de hidrometração, ou seja, toda água que chega a casa dos consumidores é registrada. Já a cidade de Grossos chegou a 99%. Após a instalação do hidrômetro as pessoas se preocupam em colocar bóia nas caixas de água e passam a observar com mais atenção vazamentos internos, pois o relógio mede o real consumo do imóvel.

Nesta época de seca, a instalação de hidrômetros tem ainda mais importância no despertar da consciência do consumo. De acordo com o chefe da Unidade de Receita Mossoró Norte, José Dias, após a instalação dos hidrômetros o consumo reduz porque as pessoas observam melhor seus gastos diários. O impacto é imediato. Quando se atinge níveis altos de hidrometração, a necessidade de bombear água continuamente deixa de existir. Em Areia Branca, por exemplo, o poço precisava trabalhar 24 horas para colocar água em todas as residências da cidade. Com a instalação de hidrômetros, o bombeamento foi reduzido em quatro horas e mesmo assim todos têm água de forma ininterrupta.

“Quando Areia Branca tinha 50% de hidrômetros, era preciso manter o poço funcionando 24 horas e ainda tinha que fazer manobra (colocar água para uma parte da cidade e depois para outra parte)”, ressalta José Dias. Areia Branca possui 7 mil ligações de água da Caern em funcionamento e Upanema, 2.664 ligações ativas. Os dados confirmados com a hidrometração, de acordo com José Dias, demonstram que o problema nestas cidades não era falta de água para abastecimento, mas desperdício.  “A questão não é de abastecimento, não é que falte água para a cidade. Mas o desperdício, sim, dificulta o abastecimento igualitário”, reforça.

Na próxima semana, Baraúna terá hidrômetros instalados. O índice naquela cidade é considerado muito bom, que é de 93%. Mesmo assim, a Companhia quer atingir os 100%, e por este motivo irá trabalhar na cidade nos próximos meses. Há cinco anos, lembra José Dias, Baraúna tinha apenas 35% de hidrometração e era preciso fazer rodízio de abastecimento. Hoje esta realidade mudou.

Em Tibau, o trabalho será feito no mês de dezembro, para aproveitar a permanência das pessoas nas residências. Em cidades praianas, como Tibau, o hidrômetro oferece um componente a mais. As pessoas passam a redobrar cuidados ao sair das casas após o veraneio, tendo em vista que um vazamento em caixa de água, por exemplo, dará estouro em sua conta.





EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Caern realiza ação de divulgação das
obras de esgotamento sanitário em Natal


Redação ACS - Caern

 A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando durante toda esta semana um trabalho informativo nas obras de esgotamento sanitário de Natal. O objetivo da ação, que tem à frente a equipe social da companhia, é informar e esclarecer sobre a execução das obras nas ruas e avenidas da capital, e seu impacto na mobilidade urbana. Devido aos transtornos causados pelas obras, a ação se dá nos principais cruzamentos da capital, onde há interdições no trânsito.

Com a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Natal, em algumas ruas estão sendo necessárias intervenções no trânsito, que estão sendo feitas com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (STTU). No contato com a população, a Caern ressalta a importância da obra e pede o apoio e compreensão de todos. A implantação do sistema de esgotamento sanitário contribui para melhorar a saúde da população, reduzir a presença de insetos, ratos e outros vetores de doenças, valorizar os imóveis, diminuir a poluição de rios e lagos, preservar o meio ambiente, dentre outros.

Na última terça-feira (13), integrantes da equipe social da Caern realizaram a ação na Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), entregando kits contendo lixo car, cartilha e um informativo esclarecendo que as interdições são necessárias, mas que ao final da obra os benefícios para a população serão permanentes. Na ocasião, foram distribuídos 500 kits.

A primeira ação foi realizada na segunda-feira (12/09), no cruzamento das Avenidas Antônio Basílio e Jaguarari. Lá foram entregues aos motoristas cerca de 300 kits informativos. A ação deve continuar até o dia 16 de setembro, e em meses seguintes, sempre que houver intervenções em avenidas de maior tráfego de veículos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário