sexta-feira, 9 de setembro de 2016

NOTÍCIAS DA CAERN

ABASTECIMENTO
Caern retoma abastecimento pela Adutora Médio Oeste
 

Redação – ACS Caern 
 
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) adotou uma solução emergencial para retomar o abastecimento de água nos municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, que são atendidas pela adutora Médio Oeste e vêm sofrendo as consequências progressivas da estiagem prolongada que assola o Rio Grande do Norte e toda a região Nordeste desde 2011.
A captação de água para o Sistema Produtor Integrado Médio-Oeste, também conhecido por Adutora Arnóbio Abreu, é realizada num espelho d’água do Rio Piranhas Açú, no município de Jucurutu. À medida em que esse espelho vem recuando, a Caern vai adentrando cada vez mais o seu ponto de captação. Atualmente, esse ponto está situado a aproximadamente 1.500 m da estrutura de captação original do sistema.
Para garantir a normalização do abastecimento nos municípios atendidos pela adutora pelos próximos seis meses, a Caern irá estender o ponto de captação mais 1.000m adentro, resultando um distanciamento aproximado de 2.500m do ponto original. O trabalho deverá ser concluído em até 60 dias e beneficiar 39 mil pessoas que residem nestes municípios.
Para a execução do serviço, a Caern deverá implantar mais de 1.000m de tubos com diâmetro de 300 mm, adquirir e instalar bombas e quadros de comando, assim como estender a alimentação elétrica pela mesma extensão. As condições locais são adversas, pois se trata de áreas inundadas até recentemente, exigindo o uso de máquinas pesadas e mão-de-obra especializada.
A Caern estima que, após essa nova obra de extensão para o novo ponto de captação, o abastecimento nos seis municípios atendidos pelo Sistema Produtor Integrado Adutora Médio Oeste deverá ser normalizado por um período de seis meses, caso não haja registro de chuvas na região.
MEDIDA PALIATIVA
Enquanto o trabalho para o novo ponto de captação não é concluído, uma equipe da Caern está fazendo aberturas no canal de comunicação da água, para que ainda se perdure por mais algum tempo a utilização do ponto atual de captação. O serviço inclui ainda a desobstrução do canal e retirada de vegetação para que a água escoe até a Estação de Bombeamento sobre uma estrutura flutuante.
Todavia, esta é uma situação paliativa, feita de forma emergencial, que não garante o abastecimento por muito tempo. A solução será utilizada até que seja executado o serviço de mudança de captação – que será concluído em até 60 dias -, tendo em vista o rebaixamento contínuo do nível da água no atual ponto de captação, em função da evaporação, retirada de água para o abastecimento humano e ausência de chuvas.
SOLIDARIEDADE
Caern entrega donativos ao Lar da Criança Pobre de Mossoró

Ana Luíza Cardoso - ACS Caern

O Lar da Criança Pobre de Mossoró recebeu na manhã desta sexta-feira (9) os alimentos, roupas, sapatos, material de higiene e fraldas, arrecadados pelas três equipes da Regional Oeste da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Estas equipes participaram da gincana denominada Olimpíadas do Bem, que comemorou o aniversário de 47 anos da Caern ajudando a quem precisa. Apesar do nome, a instituição beneficiada não trabalha apenas com crianças, atende a vários públicos, desde desabrigados, deficientes abandonados, famílias carentes, presidiários e doentes nos hospitais.

No total, foram entregues 450 quilos de alimentos, dos quais foram 126 quilos de feijão e 105 de arroz. Além destes itens, a instituição estava necessitando de bolachas, flocos de milho e leite, que também foram entregues. Os demais itens entregues foram macarrão, farinha, açúcar, café, latas de ervilha e milho e óleo. O material de higiene contemplou creme dental, escova de dente, sabonete, xampu, condicionador, fraldas infantil e adulto. Foram arrecadadas cerca de 3 mil peças de roupas e 300 pares de calçados, que também vão servir para os públicos atendidos pelo Lar.

Representantes das equipes Exercitando o Amor e a União, Tejo e Anjos do Bem estavam presentes. Foi um momento muito emocionante para todos representantes de equipes que foram recepcionados pelas irmãs responsáveis pela instituição Ellen e Cristina Scherzinger. A instituição foi fundada em 1979 pelas irmãs Ellen e Ermelinda. A irmã Cristina Scherzinger, que é médica, chegou depois para auxiliar o trabalho.

Durante a entrega, as irmãs prestaram contas dos serviços prestados pela instituição e tiraram dúvidas dos empregados da Caern. As equipes saíram com a sensação de dever cumprido, pois os diversos programas que existem na entidade serão beneficiados pela arrecadação da Companhia.

Para Janethe Oliveira, da equipe Exercitando o Amor e a União, o momento foi muito emocionante. Ao conhecer os desafios que passa a instituição, ela lembra que é preciso sempre fazer mais. “A gente se sente recompensado por ter participado, mas olhando o trabalho desta instituição, nós vemos que é sempre preciso fazer mais”, acrescentou. As palavras de Janethe foram ouvidas pela irmã Ellen, que fez questão de reforçar que tudo que chega para a instituição é muito importante.

O Lar da Criança Pobre de Mossoró sobrevive de doações. E é um desafio diário, como afirma a Irmã Ellen, muitas vezes as pessoas esquecem dos idosos. Fraldas geriátricas, por exemplo, são artigos difíceis de serem conseguidos. A própria manutenção da instituição, que possui custos altos com funcionários, e demandas diárias geram muitas despesas. Mas as irmãs Sherzinger não desistem de seu trabalho contínuo de auxílio e evangelização.

ANIMAIS

Na instituição também funciona a Associação de Protetores de Animais de Mossoró (APAM). No local, eles dão abrigo a animais abandonados e doentes. Estimulam as doações e conscientizam a população de que os animais são criaturas sensíveis e devem ser tratados com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário