sexta-feira, 18 de novembro de 2016

NOTÍCIAS DA CAERN

ATENDIMENTO
População de Natal se mostra satisfeita com serviços prestados pela Caern

Redação – ACS Caern

Uma pesquisa realizada pela Gerência de Contratos de Concessão e Programas (GCP), através da Unidade de Assuntos Regulatórios e em parceria com a Gerência de Relacionamento com o Consumidor, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), tendo como universo pesquisado a capital potiguar, mostra que 83% da população de Natal se considera satisfeita com os serviços prestados pela empresa.

A pesquisa abrange os usuários que solicitaram algum tipo de atendimento à Caern no período de janeiro a abril de 2016, tem uma margem de erro de 5% e índice de confiabilidade de 90%. A amostra foi tirada de um total de 34.745 registros de atendimento abertos e encerrados no período. “A pesquisa busca descobrir a impressão do usuário e os pontos em que podemos melhorar nossos serviços.  Esses resultados a partir de agora são parâmetros que nos incentivam a oferecer serviços mais eficientes e eficazes a população”, explica Stephanie Lima, coordenadora da Unidade de Assuntos Regulatórios.

O questionário foi aplicado pela Central de Atendimento com cinco perguntas. Quando perguntados sobre a satisfação com os serviços prestados, 46% das pessoas ouvidas se disseram muito satisfeitas. Outra parcela de 20% se declarou satisfeita e 17%, levemente satisfeita.

O levantamento ainda procurou avaliar a satisfação dos clientes quanto ao prazo estabelecido para a execução do serviço e quando ao atendimento feito pelo funcionário da Caern, se foi cordial e atencioso. No que diz respeito ao prazo definido para a execução do serviço solicitado, 82% dos usuários pesquisados declararam-se satisfeitos, sendo 49% muito satisfeitos, 20% satisfeitos e 13% levemente satisfeitos.

O atendimento com a devida atenção e cordialidade por parte dos colaboradores da empresa foi o item melhor avaliado. Uma parcela de 91% das pessoas ouvidas pela Central de Relacionamento se mostrou satisfeita nesse quesito, sendo 65% muito satisfeita, 15% satisfeita e 11% levemente satisfeita.

Em uma questão aberta, os usuários puderam dar sugestões ou fazer comentários sobre o serviço da Caern. A pesquisa coletou opiniões sobre abastecimento, atendimento, atendimento comercial, corpo de funcionários, eficiência geral, esgoto, fiscalização, operação, prazos e tarifa.
CRISE HÍDRICA
Esvaziamento no açude de Venha Ver causa suspensão no abastecimento d’água na cidade

Lígia Cortez – ACS Caern

No quinto ano consecutivo de seca no Nordeste, o Rio Grande do Norte desativa o abastecimento de água na 26ª cidade do Estado, Venha Ver, por causa do esvaziamento no açude José Bandeira de Moura. Este manancial que vinha abastecendo cerca de 300 famílias, está com menos de cinco por cento da sua capacidade e água com aparência desagradável (barrenta). Com a suspensão do fornecimento de água pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a Prefeitura de Venha Ver assume o atendimento através de carro-pipa.

Das 153 cidades atendidas pela Caern, 67 estão recebendo água em forma de rodízio e 26 estão em colapso, com exceção de Martins que está recuperando gradativamente. O engenheiro da companhia, Anderson Araújo, responsável pelo setor de abastecimento de água na região Alto Oeste do Estado, acredita que até o final do ano Serrinha dos Pintos estará com o fornecimento de água regularizado. Essas duas cidades vizinhas estão recebendo água graças a nova adutora Alto Oeste que é integrada ao sistema em Lucrécia.

COLAPSO

A região Alto Oeste do Estado concentra o maior número de cidades em colapso (16): Almino Afonso, Antônio Martins, Campo Grande, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, José da Penha, Luiz Gomes, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos (previsão retornar até final de dezembro), Tenente Ananias e Venha Ver. Na região Oeste são 05 em colapso: Janduís, Messias Targino, Paraná, Patu e Triunfo Potiguar. Na região seridoense a cidade de Cruzeta e na região Central as cidades de Guamaré, Pendências, Paraú e Macau.

Outras 67 cidades estão sendo abastecidas pela Caern em sistema de rodízio, algumas em dias alternados, dependendo do volume de água que a empresa consegue captar nos mananciais. São 18 cidades no Alto Oeste atendidas no sistema de rodízio, 13 na região agreste, 09 na Central, 07 na região Oeste e 20 no Seridó. A recomendação da empresa é para cada família economizar água o máximo para prolongar o tempo de atendimento, até as chuvas recuperarem os mananciais.

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