segunda-feira, 7 de novembro de 2016

NOTÍCIAS DA CAERN

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mobilizadores sociais da Caern visitam residências e informam moradores sobre as obras de esgotamento

Anderson Maciel – ACS Caern  

As obras que vão deixar Natal 100% saneada continuam e contam também com o trabalho de apoio dos mobilizadores sociais da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que visitam as residências dos bairros e informam aos moradores sobre a implantação das tubulações nas ruas, enfatizando os benefícios que o investimento vai trazer à população.  
A equipe de mobilizadores, que é formada por Tatiana Mafra, Nycollas Alves e Ikaro Luiz, estudantes de Controle Ambiental, e Ingrid Talita, do curso de Gestão Ambiental, passou pelo bairro de Pajuçara, no conjunto Brasil Novo, na zona Norte do Natal. Eles explicaram as questões do saneamento e entregaram um aviso impresso a cada morador, com todas as informações referentes à obra que vai ser realizada nos arredores de suas casas. O principal alerta é para que ninguém faça a ligação de sua residência com a rede coletora implantada sem antes receber o comunicado da companhia. Isso traria enormes prejuízos para o sistema, e até constitui-se em crime ambiental.

As pessoas que são visitadas pelos mobilizadores são em geral bem receptivas. A moradora Marinêz Dantas diz que “com certeza vai melhorar”, referindo-se ao trabalho de saneamento da Caern. Vágner de Araújo afirma que “o transtorno é normal e natural”, mas que a obra é questão de saúde pública. João Maria fala que “o serviço é bom”, e que “vai evitar que a água suja corra no meio da rua”. Ao fim da visita, os moradores obtêm dos mobilizadores uma lista para assinarem seus nomes e números de telefone, a fim de atestar de que eles receberam o recado.

A visita domiciliar está prevista no Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA), e são executadas por dois setores sociais: a Unidade de Gestão de Empreendimentos Sociais (UESO), que conta com uma socióloga, duas técnicas em controle ambiental, uma técnica em saneamento e uma assistente social, e pela equipe social do Grupo Técnico de Acompanhamento de Obras Especiais (GAO), que inclui uma técnica em controle ambiental e uma equipe de nove mobilizadores sociais, que são estagiários do curso técnico em controle ambiental, curso superior em gestão ambiental e engenharia civil.
       
Até agora, os bairros já visitados pela equipe de mobilizadores são Nossa Senhora da Apresentação, Potengi, Lagoa Azul, Pajuçara, Redinha, Igapó, Lagoa Nova, Dix-Sept Rosado, Candelária, Capim Macio, Alecrim, Planalto, Cidade Nova, Lagoa Seca, Pitimbu, Ponta Negra e Nova Descoberta.

Em breve, os mobilizadores sociais da Caern terão novas responsabilidades do PTSA, com a meta de atingir um público ainda maior. Uma delas é a execução de palestras educativas em escolas, abordando a questão do saneamento básico e orientando o público – em geral crianças – a adquirir bons hábitos, a fim de garantir a sustentabilidade do sistema que será entregue à população. Essa atividade já vem sendo feita pela Caern através da UESO e da GAO, e ganhará reforço importante com a participação dos mobilizadores.

A outra ação é o plantão social: o grupo de mobilizadores será instalado no canteiro da obra. Isso vai possibilitar uma maior integração entre as equipes de engenharia e social da companhia. O objetivo é desenvolver atendimentos individualizados e comunitários, buscando esclarecer dúvidas da população e mediar conflitos que possam surgir durante a execução das obras.

Todas as atividades relatadas têm participação dos mobilizadores sociais na execução, supervisionadas pela técnica em Controle Ambiental da GAO Anamélia Aguiar, e pela socióloga Marília de Lima, chefe da Unidade de Gestão em Empreendimentos Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário