Os brasileiros tem tanto medo da violência urbana em seus bairros quanto tem da Polícia Militar. A proporção é de 1 a cada 3, é o que mostra a pesquisa inédita “Medo e percepção de segurança”, do Instituto Datafolha.
O levantamento foi realizado em 194 municípios brasileiros e apontou que 49% dos brasileiros têm medo de ser alvo de violência por parte da Polícia Militar e 60% têm medo de andar nas ruas da vizinhança depois do anoitecer. No entanto, um terço (35%) tem medo das duas coisas.
Segundo especialistas, a sensação de vulnerabilidade e a ideia de que não há a quem recorrer, promove isolamento, enfraquece a coesão social e favorece a busca individual de medidas de segurança, nem sempre lícitas e que não melhoram o quadro geral.
Segundo o ex-secretário da Segurança Pública do Distrito Federal e professor da Universidade de Brasília, Arthur Trindade, o temor da polícia ou do crime não necessariamente estão ligados a uma experiência anterior de violência. Por isso, não necessariamente quem foi vítima de um crime ou de abuso policial tem mais medo que aqueles que nunca passaram por isso.
Fonte: Ceara Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário