quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MOTOCICLETA: SEGURANÇA
ROUPAS
As roupas têm a função de proteger o corpo contra insolação, chuva, calor e de partes da motocicleta. Devem ser confortáveis e justas na região do pulso, cintura e tornozelo, quando o motociclista estiver na posição sentada. A calça e o casaco devem ser de tecido resistente, como brim ou couro. Também é importante que tenham cores vivas para oferecerem maior visibilidade. É necessário o uso de colete com faixas retrorefletivas e fluorescentes em municípios onde a atividade já foi regulamentada pelo poder público.   

LUVAS
Têm como função proteger as mãos, pois quando ocorre uma queda, instintivamente a mão busca apoio a fim de proteger a cabeça e demais membros do corpo.

BOTAS
Além de protegerem as pernas e os tornozelos em caso de acidentes, as botas oferecem maior firmeza aos pés para o condutor acionar os comandos. Devem ser rígidas na região do tornozelo para evitar torções e fraturas.  Protetor para a parte inferior das pernas faixas refletivas: Também são recomendadas, pois facilitam a visualização no período noturno. Podem ser utilizadas nos capacetes, coletes e na própria moto.   Colete tipo armadura: Possui proteção para a coluna, ombros, cotovelos, antebraços, pulso e cinta abdominal.   Dispositivo para travar o pescoço: Impede que a cabeça se desloque para trás bruscamente em caso de impactos, bloqueando o movimento do capacete. É muito usado em competições.   Postura do motociclista:  1) Cabeça em posição vertical;   2) Punhos abaixados em relação à mão;  3) Mãos centralizadas em relação à manopla;   4) Braços rebaixados com os cotovelos levemente para dentro;   5) Ombros relaxados;   6) Quadril junto ao tanque em posição que permita virar o guidão sem esforço dos ombros;   7) Pés paralelos ao solo, com salto encaixado nas pedaleiras;  8) Pé direito sobre o pedal de freio traseiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário