segunda-feira, 20 de novembro de 2017

CURIOSIDADES

CURIOSIDADES SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA  

Na primeira série de artigos sobre o dia da consciência negra, vamos abordar algumas curiosidades sobre essa data comemorativa. Acompanhe nos próximos dias algumas dicas de festividades, além de alguns contra-sensos sobre o feriado.
O dia da Consciência negra é um feriado (facultativo) em homenagem a Zumbi dos Palmares, sendo comemorado no dia da assinatura da abolição da Escravatura. A data do feriado Consciência Negra 2013 é dia 20 de novembro e que em 2013 cai em uma quarta-feira.
No Brasil, cerca de 80 milhões de indivíduos que se declaram de “raça negra”.  Foto: arquivo pessoalNo Brasil, cerca de 80 milhões de indivíduos que se declaram de “raça negra”. Foto: arquivo pessoal
Mas existem algumas informações bem interessantes sobre o dia da consciência negra. O Palmares no nome de Zumbi se refere ao local onde ele formou seu quilombo, uma espécie de reino, ou de república – como alguns consideram – que era auto-sustentável e servia de local de fuga para muitos escravos negros escapados das fazendas, prisões e senzalas. O reino chegou a alcançar quase o tamanho de Portugal, ficava no interior da antiga Bahia, hoje estado do Alagoas, e a ter mais de 30 mil habitantes.
Outro ponto que nem todo mundo sabe é a dimensão que a raça negra tem no Brasil. Você sabia, por exemplo, que em dados oficiais, o Brasil é a segundo maior população de afro descendentes, ficando atrás apenas da Nigéria? São cerca de 80 milhões de indivíduos que se declaram de “raça negra”. Mas você sabia também que o Brasil foi a segunda maior nação escravista dos últimos séculos? E que foi o último país a abolir a escravidão? O penúltimo país das Américas a abolir o tráfico negreiro? E que foi o maior importador de escravos da história moderna?
Não precisamos dizer que tudo isso gerou um efeito negativo sobre a imagem dos negros, que até hoje, mesmo depois da abolição da escravatura e da criação de leis contra o racismo, sofrem preconceito racial. Tudo porque a raça negra foi incorporada à nossa sociedade por meio da escravidão. E todas essas já citadas leis de proteção contra o preconceito racial, nada mais são do que uma forma tardia de pagar o que a sociedade deve aos milhões de negros que sofreram nos anos da escravidão.
A data foi criada para homenagear e chamar a atenção de todos contra o racismo e a discriminação. Foto: Arquivo Pessoal/ Eduardo Andreassi
A data foi criada para homenagear e chamar a atenção de todos contra o racismo e a discriminação. Foto: Arquivo Pessoal/ Eduardo Andreassi
Mas diferente do que se pensa, nem todos são a favor dessa proteção. O feriado da consciência negra, por exemplo, sofre ataques de várias direções, seja de pessoas descontentes com o excesso de feriados, seja por meio de opiniões contrárias à valorização do negro na sociedade.
Contra-sensos sobre a data – O dia da Consciência Negra é também para conscientização dos negros e não negros de que as culturas africanas são partes integrantes e imprescindíveis da formação do homem e da mulher brasileiros. Uma data criada para homenagear e chamar a atenção de todos contra o racismo e a discriminação, ressaltando as dificuldades que os negros passam há séculos.
Hoje no Brasil mais da metade da população é de origem Negra e descendes. Em contrapartida, os mesmos ganham salários mais baixos do que brancos e amarelos e morrem mais cedo em conseqüência do difícil acesso a cuidados de saúde, da precariedade das condições de vida e da violência.
Até hoje os negros sofrem preconceito racial mesmo depois da abolição da escravatura e da criação de leis contra o racismo.
Mesmo com a criação de leis de proteção contra o preconceito racial, visando dar mais humanismo e oportunidades aos afro-descendentes incorporados à nossa sociedade por meio da escravidão, ainda temos muito a ser feito. O racismo, assim como outros males, está impregnado nessa nossa “Cultura”.

A meu ver (baseado em fatos), comemorar essa data segue duas vertentes: Homenageiam os negros, redimindo-se tardiamente dos males que foram causados à raça Negra e ao mesmo tempo, da a entender a muitos, que eles são menos capacitados do que os brancos.
O Brasil e o mundo têm muito chão para andar até extinguir de vez o racismo de sua cultura, e muito mais trilhas a caminhar para estabelecer uma cultura própria.
Somos descendentes de imigrantes, índios, asiáticos e negros que foram trazidos pela escravidão, colonizados por Portugueses os primeiros a povoarem o Brasil foram os degredados de Portugal – e vieram para extrair nossas riquezas.
Este texto foi escrito por: Eduardo Andreassi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário