Cálculo do IBGE leva em conta inflação registrada até o mês de agosto.
Índice Ceasa registrou queda em legumes e verduras, e alta em frutas.
De janeiro a agosto de 2016, o Distrito Federal registrou o menor índice de inflação entre 13 capitais pesquisadas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação medida no périodo foi de 3,57%. A média nacional é de 5,42% e a maior alta foi em Fortaleza (6,67%).
saiba mais
O índice Ceasa, que acompanha os preços de 66 itens de hortifruti, também registrou queda no DF. De acordo com a pesquisa, os alimentos que mais apresentaram queda de preço foram a abobrinha, com 41,1% de redução; o repolho, com 38,9 %; o pimentão verde, com 30,7%; e a cebola, com 22,5%.
Em agosto, o preço geral dos legumes caiu 11%. As verduras tiveram queda de 8%. As frutas, no entanto, tiveram aumento de quase 1%. O mamão hawai, por exemplo registrou alta de 65,45%. Melão e limão tahiti tiveram alta de 22,46%.
Segundo o professor de economia da UnB Roberto Piscitelli, os brasilienses diminuíram alguns gastos para equilibrar as finanças. “De modo geral, as pessoas têm que reduzir o consumo, eliminar alguns itens ou simplesmente reduzir”, afirmou.
Fonte: G1 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário