sexta-feira, 24 de março de 2017

NOTÍCIAS DA CAERN

SEMANA DA ÁGUA
Cultura e consciência ambiental para toda a população marca encerramento da Semana da Água

Ellen Rodrigues - ACS Caern

Cultura, lazer e consciência ambiental são o tempero do final de semana, no encerramento na Semana da Água no RN promovida pelo Governo do Estado. No sábado (25), o evento começa com uma ação de conscientização no Parque das Dunas, a partir das 8h, aberto ao público. Na programação está prevista a apresentação do teatro de mamulengos, com o mamulengueiro Heraldo Lins e contação de histórias com Fátima, conhecida como Dona Gota. A equipe de educação ambiental da Companhia de águas e Esgotos do Rio Grande do Norte  (Caern) realizará o trabalho de conscientização.

No domingo (26), a partir das 14h, tem mamulengo, teatro, música e diversas atividades culturais fechando a semana comemorativa. O cenário das atividades será a Cidade da Criança, através de uma parceria com a Fundação José Augusto (FJA). O encerramento das atividades culturais será com música instrumental com o Citarista Alexandre Atmarama e o flautista Carlos Zens. As equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Caern, Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) estarão realizando as ações durante a tarde.

Durante o evento, a Caern lançará um gibi especial da Turma da Mônica que traz uma edição especial produzida pela Editora Maurício de Souza sobre saneamento. O gibi será distribuído com os participantes do evento.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (25)
8h – Ações de Educação Ambiental no Parque das Dunas, apresentação de teatro de mamulengos e contação de histórias

DOMINGO (26)
14h – Programação cultural na Cidade da Criança
14h – Recreação com o grupo Brincarte – Gramado
15h – Teatro de Bonecos com o mamulengueiro Heraldo Lins
17h – Grande show instrumental com o Citarista Alexandre Atmarama e o flautista Carlos Zens
PARCERIA
Caern negocia termo de cooperação técnica com Sabesp para uso de tecnologias de enfrentamento a seca

Paulo Freire – ACS Caern

A diretoria da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esteve esta semana, em São Paulo, realizando uma série de reuniões com a Sabesp (Empresa de Saneamento de São Paulo). O diretor-presidente, Marcelo Toscano e a diretora comercial e de atendimento, Maria Helena Cortez foram recebidos pelo diretor presidente da Sabesp, Jerson Kelman; pelo Diretor Metropolitano, Paulo Massato e pelo Superintendente Operacional, Guilherme.

Na reunião foram apresentas as tecnologias utilizadas pela Sabesp no enfrentamento da crise hídrica paulista. Na negociação entre as duas companhias está a possiblidade de cessão de equipamentos que ajudarão no abastecimento do Rio Grande do Norte. A troca de experiências entre a empresa paulista e a potiguar será importante para o momento de seca vivenciado no Estado.

Além das reuniões operacionais, foram realizadas reuniões sobre as questões comerciais e de atendimento das companhias. Os diretores estiveram com os gerentes dos departamentos de Planejamento Integrado e de Gestão das Relações com os Clientes, Maycon Abreu e Samanta Souza, respectivamente. As duas companhias darão seguimento com as ações que viabilizem o termo de cooperação.
ÁGUA
Cidades do oeste potiguar entraram em colapso devido a um problema no sistema adutor
 

Redação ACS - Caern

As chuvas caídas na região oeste do Estado provocaram danos ao sistema adutor Arnóbio Abreu (Médio Oeste), localizado no oeste potiguar. Os municípios de Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, Paraú, Triunfo Potiguar estão sem o fornecimento de água através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Nos últimos dias a Caern tem reunido todos os esforços possíveis para a regularização do abastecimento, mas as fortes chuvas criaram correntezas que deslocaram a adutora, trazendo danos irreparáveis para os equipamentos. A região onde é feita a captação da adutora Médio Oeste é de difícil acesso e fica próximo a uma região com muitas serras. A Caern avalia medidas para reparar o sistema, mas ainda não é possível prever o prazo de conserto.

Desde o segundo semestre do ano passado que as cidades abastecidas pela Adutora Médio Oeste estão em rodízio de abastecimento em função da redução do volume de água no Rio Piranhas/Açu. Com a entrada na lista de colapso as cidades estão com o faturamento suspenso.
SEMANA DA ÁGUA
Governo do Estado oferece passeio no barco escola Chama-Maré para Servidores e colaboradores

Assessoria Igarn

Como parte das comemorações promovidas pelo Governo do Estado durante a Semana da Água, servidores e colaboradores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) tiveram a oportunidade de participar de um passeio no Barco Escola Chama-Maré.

O Chama-Maré é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Idema, voltado para ações de educação ambiental no estuário do rio Potengi, iniciado em outubro de 2006. Os passeios funcionam atualmente de terça a sábado.

O Barco Escola proporciona a estudantes e professores da rede pública e privada de Natal e do interior do Estado, bem como à sociedade civil uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma reflexão crítica sobre questões ambientais do rio Potengi, durante todo o percurso são abordados também aspectos históricos, arquitetônicos e econômicos, em uma perspectiva multidisciplinar.

As aulas-passeio (como é chamada a atividade) ocorre a bordo de uma embarcação do tipo catamarã, que parte do Iate Clube de Natal no sentido Fortaleza dos Reis Magos / Boca da Barra, passando pela Redinha e Cemitério dos Ingleses, entrando na gamboa Jaguaribe e seguindo na direção da Ponte Ferroviária de Igapó, voltando pela Base Naval e Porto de Natal, chegando ao local do embarque.

A equipe executiva do barco-escola é composta pelo biólogo, Tiago Pinheiro; os estudantes de biologia, Giovana Oliveira e Daniel Monte e a estudante da Geografia, Richelida Elena. Um ônibus do Projeto realiza o traslado dos grupos selecionados para as aulas-passeio, contemplados com guia especializado e city tour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário