sábado, 27 de maio de 2017

ENCONTRANDO A DEUS

Por Markus DaSilva, Th.D.
Há um tempo atrás, ouvi um homem descrente argumentando que creria em Deus se tão somente caísse do céu, do nada, panfletos com os dizeres: “estou aqui”. Este é um engano muito comum entre as pessoas. O mais incrível é que até dentro das igrejas muitos se encontram neste erro. O engano consiste em imaginar que quando a bíblia fala em crer, ou ter fé em Deus, ela está simplesmente dizendo que devemos aceitar que Ele existe.
Se tudo o que Deus esperasse de nós, suas criaturas, fosse aceitar a Sua existência, certamente o homem que mencionei acima estaria certo. Realmente bastaria uma demonstração em massa de algo sobrenatural para que todos reconhecessem o fato inquestionável de que Deus existe.
.
“Quando Jesus perguntou aos apóstolos se eles também não o abandonariam, Pedro respondeu de uma forma brilhante: ‘Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna’”.
.
Mas Deus deseja muito mais que isso. Deus deseja que busquemos por Ele para que o encontremos. E buscar não de uma forma superficial, ou só de boca, mas sim com toda a nossa força: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29:13). O salmista compara essa busca por Deus com a sede desesperada de um animal: “Como a corça anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? ” (Sl 42:1-2). Essa comparação com o animal selvagem é muito boa porque quando a sede se torna insuportável, a pobre criatura abandona até o instinto de sobrevivência, se dispondo a perder a vida para obter o precioso líquido. A nossa procura por Deus deve estar nesse mesmo nível, se realmente queremos encontrá-lo (Dt 4:29).
Quando alguém procura por Deus de todo o coração, ele chegará a Cristo, o único caminho até o Pai (Jo 14:6). Jesus, por sua vez dirá a essa pessoa: siga-me e lhe levarei a Ele. Mas a maioria dos que chegam até Jesus, quando veem o quão apertado é o caminho, o quão estreita é a porta (Mt 7:14); quando ouvem que existe uma cruz a ser carregada (Mt 16:24) … decide que o preço a pagar é muito alto e o abandona, indo procurar a Deus em uma outra direção.
Queridos, muitos que dizem que estão procurando por Deus jamais o encontrarão. Como aquela multidão que seguia a Jesus, muitos estão atrás do alimento que perece, mas não do alimento que dura para a vida eterna (Jo 6:26-27). Quem segue a Jesus à sua maneira, segundo o seu próprio entendimento, aceitando aquilo que gosta e ignorando o que não gosta, esse indivíduo ainda não anseia por Deus; ele ainda não busca por Deus de todo o coração. Sim, ele pode até ansiar por aquilo que Deus oferece, mas não por Deus em si.
Amados, nosso tempo é curto. Estes são dias difíceis em que decisões precisam ser tomadas com urgência e com firmeza: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55:6). O meu desejo é que vocês tenham como foco somente a Deus. Que tudo mais na sua vida passe a ser secundário, cedendo lugar para o seu anseio por Deus. Que vocês o busquem a todo dia, hora e minuto, e que finalmente, encontrando o Filho, vocês achem o Pai (Jo 14:9). Espero te ver no céu. —Markus DaSilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário