domingo, 24 de setembro de 2017

CURIOSIDADES



CURIOSIDADES SOBRE OS PROFETAS DA BÍBLIA  I PARTE - ISAÍAS  E JEREMIAS

1
O conhecido período profético do Antigo Testamento foi instituído quando Israel foi dividido em dois impérios, Judá e Israel. Esse período durou cerca de quinhentos anos e muitos profetas foram levantados por Deus. Na Bíblia, o período profético vai de Isaías a Malaquias, somando 17 livros, nos quais se destacam os maiores, escritos pelos que são chamados de “Os Profetas Maiores”.
Esse artigo vai tratar justamente das obras e histórias de vida dos Profetas Maiores da Bíblia, ou seja, aqueles que têm mais conteúdo em seus livros, são eles: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Este primeiro texto refere-se aos dois primeiros, Isaías e Jeremias.

Isaías – O profeta do Messias

Conhecido como o profeta do Messias, Isaías foi o homem que mais falou sobre a vinda de Jesus à Terra. Não apenas sobre a vinda de Cristo, Isaías profetizou sobre Sua obra e tudo o que Ele viria a viver neste mundo.
Isaias
O profeta viveu em Judá antes de ser levado para o exílio na Babilônia e foi casado com uma mulher a qual chamavam de “profetiza”, com quem teve dois filhos. Ao que parece, Isaías era de uma família muito respeitável de Jerusalém e era íntimo da realeza da época. Historiadores e alguns interpretes afirmam que Isaías era filho de um príncipe de Judá, chamado Amós.

Isaías foi levantado para que pregasse o arrependimento aos habitantes de Judá naquela época. Deus teria que castigar aquele povo, pois, mesmo tendo conhecido a Lei, viviam em pecado.
Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
Isaías 1:2
Deus avisa a Isaías que mesmo com sua pregação o povo continuaria indiferente, o que realmente aconteceu. Mas Isaías deveria continuar levando as profecias até o Povo de Judá. Mesmo com a incredulidade em sua mensagem, o profeta não deixa de ser respeitado pelo povo de Israel.
A partir do capítulo sétimo, o profeta começa a falar de Emanuel. Esta é a parte que consola o povo, pois mesmo com as tribulações que aquele povo teria de passar, havia uma esperança no futuro: Jesus.
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Isaías 7:14
Durante o período em que Isaías profetizava, os Reinos de Israel e Judá sofreram muito, perderam muitas guerras, pregando o profeta uma salvação futura, a reconciliação de Deus com a Sua Terra, que viria por meio de Cristo.
O livro de Isaías se encerra falando do Apocalipse, quando todos os que creem nele se reunirão em Jerusalém e serão salvos, e os que não creem serão castigados.
E trarão a todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao SENHOR, sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, trarão ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o SENHOR; como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do SENHOR.
Isaías 66:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário